Logo
Carregando...

O que são Produtos Orgânicos?

Alimentos orgânicos, sejam eles processados ou in natura, de acordo com a lei 10.831, não são apenas aqueles livres de agrotóxicos, hormônios, modificações genéticas e outros aditivos químicos nocivos, são também, alimentos orgânicos que devem preservar o meio ambiente e toda a comunidade envolvida no processo de cultivo, extração, processamento e distribuição.

Isso significa que além das preocupações com a preservação do solo, recursos hídricos, fauna e flora locais, as pessoas envolvidas em todas as etapas de produção de alimentos orgânicos trabalham em condições dignas e com máximo respeito aos seus direitos, saúde e bem-estar.

Por assumir essa responsabilidade socioeconômica com a comunidade, cuidados com o meio ambiente e com o alimento em si, a lei vigente trata como um Sistema Orgânico de Produção.

E você saberia listar alguns dos principais motivos para optarmos pelos produtos orgânicos? A Orgânico Style vai te ajudar!

Porque Consumir?

O consumo de alimentos orgânicos vem numa crescente no Brasil e no mundo, Esse “fenômeno” está associado a um despertar de consciência de mais cuidado com a própria saúde e também com a preservação do meio ambiente e do planeta para as gerações do presente e as futuras. Depois de ler sobre o que são os alimentos orgânicos não fica muito difícil compreender essa relação.
Então preparamos uma lista com alguns dos benefícios de consumir alimentos orgânicos.

Mais Saudável

Mais Nutritivo

Meio Ambiente

Produtores

Meio Ambiente

O uso de substâncias químicas na agroindústria contaminam o solo e lençóis freáticos e se tornam grandes poluentes de água doce, um recurso cada vez mais valioso.
Além disso, na agricultura convencional a preparação do solo com uso de produtos químicos aumenta a erosão do solo e a produção de gases associados ao efeito estufa; os gases carbônico, metano e o óxido nitroso. Consumir alimentos orgânicos é portanto uma forma de não contribuir com esse processo de destruição do planeta.
E se pensarmos ainda na produção de alimentos como uma cadeia produtiva, uma vez reduzido o consumo de agrotóxicos a sua produção será menor. Portanto, a energia gasta nos processos de produção desses químicos seria poupada.

Como Consumir?

Com a crescente de consumidores, o número de bares e restaurantes que oferecem pratos produzidos com alimentos orgânicos é cada vez maior. Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo encontrar esses lugares é uma tarefa mais fácil. Mas Belo Horizonte também está despontando com restaurantes de alimentação saudável que estão introduzindo os alimentos orgânicos nas suas cozinhas.
Mas nada que uma pesquisa no Google não resolva, não é mesmo? Você pode procurar também nas redes sociais por algumas palavras-chave como “alimentos orgânicos NOME DA CIDADE” “restaurantes de comida orgânica em NOME DA CIDADE”. Os mecanismos de buscas vão te ajudar nesse pequeno desafio.
E se você não perde a oportunidade de fazer a própria comida, fica ainda mais fácil. Praticamente todas as maiores redes de supermercados e hortifrutis do Brasil já oferecem produtos orgânicos. É muito comum que eles tenham um setor ou banca exclusivos ao invés de ficarem misturados aos produtos normais.
Existem também algumas lojas especializadas em produtos orgânicos e essas costumam ter uma variedade maior que os supermercados. Além das feiras livres, cada vez mais comuns no mercado de orgânicos. Você pode procurar a feira mais perto de você acessando uma lista criada pelo Instituto de Defesa do Consumidor.
E talvez você esteja se perguntando sobre como diferenciar uma banana orgânica da comum, por exemplo. Essa é uma dúvida comum, então a Orgânico Style vai te ajudar!

Como identificar um Alimento Orgânico?

Para ser considerado um alimento orgânico ele precisa ser necessariamente certificado. O Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG) administrado pelo Ministério da Agricultura emite um selo oficial, concedido por órgãos de avaliação especialmente credenciados para atestar o cumprimento das normas de produção. Este selo não é concedido ao produtor, mas a cada produto que desejam comercializar como orgânico.

Ainda bem, né? Isso te dá garantias de que você está comprando um alimento realmente orgânico.

Fale Conosco

Alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos pronto para atender você!

Você também pode entrar em contato ligando ou enviando um e-mail

Inscreva-se para

Receber Novidades

Últimas do Blog

Acompanhe nossas postagens e fique por dentro de tudo sobre alimentos orgânicos

Lorem Ipsum dolor sit amet, consectetur ...

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy […]

Título menorzinho sobre alface...

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy […]

Lorem Ipsum dolor sit amet, consectetur ...

Uma necessidade que temos quando estamos criando uma layout(ou tentando) é preencher o espaço do texto com para visualização, pois […]

Ir para o topo