O que esperar do mundo corporativo em 2023?
O que esperar do mundo corporativo em 2023?
O que esperar do mundo corporativo em 2023?
Negócios de diferentes segmentos enfrentaram grandes desafios nos últimos anos, e já se vê uma enorme mudança no modus operandi das companhias. O cenário pandêmico, novas guerras mundiais, flutuações econômicas e entre outras são situações que obrigaram empreendedores aprenderem a lidar de forma mais efetiva com contratempos e incentivaram um desenvolvimento forte de tecnologias em uma menor escala de tempo.
As expectativas para 2023 não são diferentes, é esperado que novas tendências continuem tomando um espaço definitivo e transformador para a forma que o mercado de trabalho funciona.
1. Transformação digital
Em 2023, continuaremos vendo a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias transformadoras, como inteligência artificial, softwares de armazenamento de dados, realidade virtual, implementação do 5G, tomando conta do mercado. Podemos notar que a relação entre todas essas tecnologias é cooperativa, pois todas fazem parte de um movimento conjunto de transformação.
Modelos de trabalho que antes eram vistos como inviáveis cada dia mais são encarados como a realidade. Seja híbrido ou seja totalmente remoto, a jornada de trabalho usual já é transformada a partir da possibilidade de cumprir suas tarefas de qualquer local do mundo, através de facilitadores tecnológicos.
Tecnologias de automação de processos também são uma grande prioridade para o futuro de todos os segmentos. A burocracia que antes levava tempo do colaborador, hoje é otimizada devido a esses avanços.
2. Sustentabilidade
O mundo está se encaminhando a um estado do despertar da consciência dos agravantes que a crise climática, que hoje ocorre, pode proporcionar. A mudança repentina do tempo, geleiras derretendo, estações do ano que não seguem com suas caracteríscas usuais, um calor acima do normal são os principais indícios do que está começando a acontecer.
Então, é esperado que haja uma grande mudança comportamental a partir de grandes empresas que, atualmente, causam grandes impactos na sociedade. Priorizar uma maior sustentabilidade ecológica nos seus processos e incentivar um consumo consciente já é um grande passo, mas realmente colocar em prática princípios ecologicamente éticos é o que irá fazer diferença nos próximos passos. Em 2023, as instituições vão ter que incluir em sua estratégia ações que dizem respeito a responsabilidade social e isso cada dia mais será cobrado.
Uma maior atenção para greentechs (instituições que buscam entregar soluções sustentáveis atreladas com tecnologia) também está prevista para novas tendências.
3. Customer experience de uma forma imersiva
Em 2023, consumidores buscam boas experiencias acima de tudo. Isso não diz respeito somente ao ato da compra, mas sim como é feito todo processo que envolve adquirir o produto, seja no pré ou pós-venda. O jeito que experenciam o processo de escolher, comprar e usufruir do produto é o que vai garantir a satisfação e fidelidade do cliente
O papel da tecnologia é abrir mais caminhos para que essa experiência possa ser personalizada e agradável para todos. O metaverso, por exemplo, é uma realidade imersiva que grandes marcas já investem e apostam como futuro centro de consumo.
4. Humanização atrelada com tecnologia
Apesar de haver uma forte movimentação de inovações artificiais, isso não quer dizer que o princípio da humanização da empresa será deixado de lado. Pelo contrário, grandes marcas buscam criar uma maior proximidade com seus clientes através dessa colaboração entre a máquina e o homem.
Em suma, para 2023, o trabalho humano busca ser aperfeiçoado com a tecnologia.