Cibersegurança: tudo o que você precisa saber
Cibersegurança: tudo o que você precisa saber
Cibersegurança: tudo o que você precisa saber
O que é cibersegurança?
Cibersegurança é um processo que foi designado para proteger sites e dispositivos de ameaças digitais externas. Muitas vezes desassistidas pelas organizações, pela falta de protocolos de segurança ou escassez de pessoal qualificado para lidar com essas situações de risco, a segurança cibernética tem sido observada de perto por gestores de TI que, com um olhar cada vez mais crítico, reconhecem que a falta de investimento em pessoas, tecnologias e processos contra os ataques cibernéticos pode ter um drástico impacto em toda a empresa
O mundo da cibersegurança envolve toda a indústria de confidencialidade e integridade em quesitos tecnológicos, o que promove maior privacidade para quem procura utilizar essas políticas na rotina corporativa. Líderes de empresas geralmente contratam medidas de cibersegurança a fim de proteger informações confidenciais, permitindo que todos possam trabalhar com mais seguridade, desde seus próprios colaboradores até seus clientes.
O elemento principal é o uso de mecanismos de autenticação.
Tipos de crimes cibernéticos
Crime cibernético é qualquer ação não autorizada envolvendo um computador, disposto ou site. São os três tipos de crimes os quais o computador é o alvo, e a invasão dele é a maior motivação e a via que permite eles agirem, com a intenção alterar ou destruir informações confidenciais; extorquir dinheiro dos usuários; ou interromper os processos normais de negócios.
Táticas mais ocorrentes
DOS (denial of servisse)
Onde o hacker tem como objetivo sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar seus recursos como memória e processamento e fazê-lo ficar indisponível para acesso de qualquer usuário a internet
Malware
Onde o hacker invade, danifica ou desabilita computadores, sistemas de computador, redes, tablets e dispositivos móveis, geralmente assumindo o controle parcial das operações de um dispositivo
Phishing
Um ataque de phishing acontece quando alguém tenta induzir você a compartilhar informações pessoais on-line.
O que motiva esses crimonosos?
A maior motivação de criminosos em ambientes corporativos é interromper as atividades comuns de uma empresa e abalar a infraestrutura. Regularmente manipulam dados para se beneficiarem financeiramente, causando prejuízo financeiro e de reputação. Alguns não precisam também de motivos exatos, por acreditar que a internet é terra sem lei, fraudam sistemas apenas por diversão
Métodos que protegem contra essas táticas
Gerenciamento de identidade: Essencialmente, é um processo de compreensão do acesso que cada indivíduo tem em uma organização.
Segurança de banco de dados e infraestrutura: Tudo em uma rede envolve bancos de dados e equipamentos físicos. Proteger esses dispositivos é igualmente importante.
Segurança na nuvem: Muitos arquivos hoje em dia são arquivados em nuvem. Proteger dados em um ambiente 100% online apresenta uma grande quantidade de desafios.
Planejamento de recuperação de desastres: No caso de uma violação, os dados de desastres naturais ou outros eventos devem ser protegidos e os negócios devem prosseguir.
Etapas de autenticação: Contam com o desbloqueio de contas a partir de códigos enviados para outras
O desafio mais difícil na cibersegurança é a natureza em constante evolução dos próprios riscos de segurança.
Benefícios de investir em medidas protetivas
-Proteção direta contra ataques em sua rede
-Confiança reforçada de clientes e outras partes interessadas
-Prevenção contra acesso não autorizado a dados e informações
-Conformidade com requisitos legais para proteção de informações de identificação pessoal
É essencial na rotina de uma empresa que preza pelo bem estar de todos os setores começar a ter um olhar crítico e preventivo contra futuros ataques que podem ocasionar problemas que futuramente possam comprometer em diversos níveis.