Conciliadores de cartões de crédito e débito podem garantir saúde financeira de empresas
Conciliadores de cartões de crédito e débito podem garantir saúde financeira de empresas
Conciliadores de cartões de crédito e débito podem garantir saúde financeira de empresas
Se você tem uma empresa ou pensa em abrir uma, com certeza já se deparou com os dilemas que envolvem o emprego dos cartões como forma de pagamento. Apesar das diversas taxas e do esforço despendido para controlar o fluxo das operações, o cartão é hoje um dos protagonistas na hora da compra. Segundo os últimos dados divulgados pelo Banco Central (BC), os brasileiros pagaram R$674 bilhões com cartão de crédito e R$430 bilhões com o débito, em 2016. Isso representa 12,7 bilhões de operações. A praticidade e a segurança do uso do cartão ganhou a aderência dos consumidores e, se o seu negócio fica de fora, ele pode perder muitas oportunidades de alavancar as vendas e progredir dentro do mercado.
Contudo, a facilidade do uso do cartão pelo consumidor não é a mesma para o departamento financeiro de uma empresa. As vendas realizadas com cartão têm prazos diferenciados para serem creditadas na conta da companhia, muitas taxas são descontadas, o que torna o valor final do produto menor do que aquele determinado na loja, e, quando o volume de vendas é alto, o controle de todas as operações é dificultado e pode gerar retrabalho e imprecisões.
Estudiosos da área financeira já desenvolveram diversos métodos para otimizar esse monitoramento, dentre eles está o Total Card, um conciliador de transações com cartões de crédito e débito, desenvolvido pela Supply Midia. O software permite que todas as informações recebidas pelo seu ERP, pelas adquirentes e pelos bancos estejam agrupadas em apenas uma plataforma, com relatórios sintetizados das vendas processadas, taxas e recebimentos. Além disso, o sistema ainda fornece uma auditoria automática que investiga erros que podem ocorrer, como transações e taxas erradas.
A maior vantagem de implementar um sistema como o Total Card é ter um controle eficiente dos seus recebimentos e pagamentos com cartões de crédito e débito, além de aprimorar as rotinas do setor de finanças. Sem um controle eficaz e seguro, a saúde financeira do seu negócio pode ficar prejudicada, causando impactos negativos na evolução da companhia.