Softwares de gestão e supply chain: o que têm em comum?
Softwares de gestão e supply chain: o que têm em comum?
Softwares de gestão e supply chain: o que têm em comum?
O mundo está sempre mudando e se atualizando. Assim, é cada vez mais necessário que as empresas encontrem métodos para aumentar sua eficiência produtiva.
Há uma maior preocupação com a concorrência e com isso é necessário desenvolver algum tipo de vantagem competitiva para que seu negócio não seja engolido pelo mercado em pouco tempo, como tantas empresas que começam e, sem planejamento e gestão, fecham. Gerir da melhor forma a cadeia de suprimentos, a chamada supply chain, gera aumento de eficácia e, consequentemente, da satisfação dos clientes.
Nesse processo, é necessário integrar as áreas financeira, comercial e logística, facilitando o trânsito de informações e documentos entre fabricantes, fornecedores e vendedores com o objetivo de aumentar a produtividade. Para isso, algumas etapas têm que ser realizadas da melhor forma, resultando no melhor rendimento de cada área. São elas: planejamento do equilíbrio entre oferta e previsão de demanda; seleção e relacionamento com fornecedores; fabricação do produto; armazenagem do produto; entrega do produto; devolução do produto pelo cliente, caso necessário; e serviço de atendimento ao cliente.
Um dos principais pontos a serem levados em consideração é a escolha do software de gestão. Opte por um software completo, integrado e utilizável em todos os âmbitos da sua empresa, que garanta ainda mais agilidade na organização e gere gráficos pertinentes ao seu negócio.
Graças à tecnologia, o setor está mudando para melhor e, de acordo com relatório da IDC – empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia –, o segmento sofrerá muitas transformações nos próximos anos.
Segundo a companhia, o uso de ferramentas que ajudam os fabricantes a identificar antecipadamente as necessidades dos consumidores tem crescido. Com o avanço da tecnologia, a tendência é que, nos próximos anos, essas previsões aconteçam com base em informações fornecidas em tempo real a toda cadeia. Dessa forma será possível reagir instantaneamente aos movimentos de demanda, ganhando agilidade e produtividade sobre os processos atuais, baseados em estimativas de venda. A evolução também permitirá uma visão mais geral do seu negócio, otimizando os processos, identificando erros e evitando situações inesperadas.
#software #gestão #supplychain #planejamento #eficiênciaprodutiva #atendimentoaocliente