4 dicas sobre marketing de varejo
4 dicas sobre marketing de varejo
4 dicas sobre marketing de varejo
Muitas empresas não compreendem o que é o marketing de varejo, nem como ele pode ajudar a entender e melhorar o desempenho do seu negócio. A partir daí o empresário pode se deparar com algumas questões: O que é marketing de varejo? Como o marketing de varejo pode ajudar a alavancar sua empresa? Que ferramenta utilizar para otimizar o desempenho do seu negócio?
Podemos dizer que ele consiste em uma gama de atividades que são feitas por varejistas para:
- Vender mais;
- Entender os clientes;
- Tomar decisões antes dos concorrentes.
O primeiro passo é saber quais são as necessidades do seu público alvo e depois, entender o que os 4 P’s do marketing sugeridos por Philip Kotler significam para o seu negócio:
O marketing de varejo utiliza os princípios comuns do chamado Mix de Marketing, como produto, preço, local e promoção, onde:
O que o cliente quer do Produto;
Qual Preço oferecido pelo seu produto;
Como você pode acessar os canais de Distribuição (Praça);
Onde você vai anunciar seu produto (Promoção).
COMO O MARKETING DE VAREJO PODE AJUDAR A ALAVANCAR SUA EMPRESA?
O sucesso do marketing de varejo é definido pelo sucesso do negócio na venda dos seus produtos. A promoção pode ser mais difícil para as pequenas empresas, pois seus orçamentos de publicidade são mais limitados, em contrapartida, a mídia social fornece um método de baixo custo de promoção. Uma boa sugestão é começar investindo no marketing digital, e ter uma página comercial no Facebook, Instagram e Linkedin para fazer postagens de fotos dos seus produtos destinadas ao seu público alvo.
Então segue 5 dicas de como o marketing de varejo pode ajudar a alavancar seu negócio:
- Dê as pessoas uma razão para irem até a sua loja;
Faça eventos exclusivos, tenha produtos diferenciados e apenas disponíveis na loja e sorteie ou doe cupons on-line para usar na loja. Tudo isto para promover o seu ponto de venda e fazer com que as pessoas se dirijam até ela. - Foque em como você vende e no que você vende;
Diferencie a experiência de consumo do seu cliente e tenha certeza que isto é notável. Os produtos e serviços vêm e vão, mas sempre haverá um mercado para experiências verdadeiramente marcantes. - Conecte o mundo offline com o online;
Quando pensamos em marketing digital, não devemos apenas pensar em termos de captação de vendas online, mas também em postagens em suas fanpages que atraiam potenciais clientes. Uma dica interessante é disponibilizar em seu site um mapa com instruções de como chegar na(s) sua(s) loja(s), ou uma visão sobre os produtos ou serviços que você comercializa. Esse tipo de atividade pode agregar muito valor ao seu negócio. - Motive seus clientes para que tomem uma atitude;
Faça com que os clientes se sintam limitados pelo tempo e pelo estoque, assim eles são motivados a agir.
Crie senso de urgência em seus clientes. Datas como natal, páscoa, dia das mães são carregadas de senso de urgência. Na grande maioria das vezes os clientes têm lista e tempo limitado para realizar suas compras. Tente seduzi-los com ofertas, serviços, embalagens e atendimento diferenciados.
Aplicando essas dicas de marketing, é possível atingir o seu público alvo de forma mais efetiva e deixar o seu produto em evidência na mente de quem você quer vender. Entender e trabalhar com as reais necessidades do seu consumidor pode gerar não só resultados mais rápidos e positivos, mas também a otimização do investimento em publicidade da sua empresa.
Para saber mais informações sobre como alavancar seu negócio, confira os outros posts do nosso blog em www.supplymidia.com.br/noticias/.