Como o varejo omnichannel impacta a vida do comerciante brasileiro
Como o varejo omnichannel impacta a vida do comerciante brasileiro
Como o varejo omnichannel impacta a vida do comerciante brasileiro
A tecnologia sempre teve um grande impacto na vida de todos. Seu desenvolvimento vem transformando a nossa forma de lidar com a rotina e encarar o mundo. Para os comerciantes brasileiros não foi diferente. Conseguimos identificar três grandes fases de mudanças.
O primeiro impacto percebido foi o surgimento de lojas on-line, ou de e-commerces. Com eles veio também a possibilidade de atingir consumidores de diversos locais do país e do mundo. Na sequência, o consumidor foi tornando a tecnologia ainda mais presente em sua vida. O usuário se tornou mais consciente em relação a hábitos de consumo e decisões de compra. Já o terceiro impacto foi entender que o comportamento do consumidor era parte fundamental do sucesso e do aumento nas vendas.
Pensando nisso grandes marcas do varejo, principalmente de eletrônicos, vêm aprimorando seus processos, investindo em tecnologia e aumentando a quantidade de clientes fiéis.
Hoje o Brasil já possui mais smarthphones que habitantes. A grande vantagem dessa transformação é utilizar os números e dados que a tecnologia pode oferecer a seu favor. Hoje já é possível rastrear interesses, personalizar ofertas, direcionar seu discurso e criar desejos em seus consumidores.
Alguns especialistas acreditam até que a longo prazo as lojas físicas deem ainda mais espaço às virtuais, já que o custo geralmente é mais alto na primeira opção. Apesar dessa expectativa, há alguns anos já se falava muito em uma mudança drástica e rápida no mercado diante da transformação digital e não foi bem o que aconteceu. Hoje vemos que, apesar de a tecnologia estar em tudo, há marcas começando a entender melhor como utilizá-la.
O chamado varejo omnichannel deve estar na pauta de todo varejo que queira se manter e crescer em um mundo conectado. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo on-line e o off-line, integrando lojas físicas, virtuais e compradores. Isso significa que, mais que de recursos humanos e aparelhamento, o comércio vai precisar de pensamento estratégico, tático e operacional para fazer o negócio atingir o esperado sucesso. Adotar técnicas de transformação digital de varejo 4.0 não é uma opção, mas uma obrigação.