Controle de estoque: melhore o funcionamento das suas operações!
Controle de estoque: melhore o funcionamento das suas operações!
Controle de estoque: melhore o funcionamento das suas operações!
O que consiste nessa prática?
O controle de estoque, nada mais é do que uma prática para monitorar e analisar os materiais contidos em uma empresa, assim garantindo que o fluxo de todas as operações que giram em torno desses materiais esteja funcionando de maneira eficiente.
Obter um domínio apurado sobre a disponibilidade e quantidade dos produtos em que a empresa está disposta a oferecer é um pilar essencial para o aumento de margem de lucro da empresa, então, é interessante buscar soluções que proporcionam uma melhor gestão do estoque.
A tecnologia tem contribuído bastante para empresas que buscam implementar essa atividade, principalmente oferecendo sistemas de gestão que fornecem informações úteis, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Como o controle de estoque auxilia no seu negócio?
A implementação dessa prática garante uma série de benefícios percebidos, como os principais sendo a otimização do espaço destinado a esses insumos, aumento da margem de lucro devido ao capital de giro, redução de desperdícios e maior integração financeira. Com um melhor gerenciamento, os produtos podem atender melhor às necessidades e expectativas dos clientes.
O controle de estoque não é apenas sobre entradas e saídas, mas é um ativo extremamente relevante para o fluxo produtivo da empresa. Ele previne a desorganização dos processos, poupa tempo útil e evita prejuízos futuros.
Sistemas de gestão e controle de estoque
Hoje em dia, é notável que as rotinas profissionais de instituições de todos os portes são transformadas por tecnologias proporcionadas por empresas ERP (Enterprise Resource Planning – software que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único banco de dados).
É uma medida imprescindível para empresas que buscam crescer o seu negócio, podemos citar algumas qualificações que apenas um sistema de gestão qualificado permite:
- Padrão de armazenagem: É indispensável possuir um padrão para identificação, contendo nome e codificação. Todos os seres humanos estão propensos a falhas, na hora de gerir produtos não seria diferente. Ao transferir o trabalho para máquinas inteligentes, a possibilidade de erros é minimizada.
- Compras automatizadas: Havendo a centralização do estoque, pode-se calcular a quantidade exata que é necessária para reposição.
- Inventários: Levantar tudo o que possui no estoque manualmente leva tempo e informações podem ser perdidas no meio do caminho, com a automatização desse processo, torna-se fácil ter um entendimento maior do que ainda está sobrando.
- Controle de volume do estoque: Gerenciar um estoque via sistema é mais prático e seguro para fazer cálculos de estoque mínimo e máximo, saber o que necessita mais espaço e saber o que está parado.
Aqui na Supply, proporcionamos diversas soluções inteligentes para trazer mais praticidade na vida dos empreendedores! Confira mais informações com nossos especialistas.