Empresários estão com estoques baixos

Empresários estão com estoques baixos

Empresários estão com estoques baixos

O Índice de Estoques (IE) do comércio paulistano sofreu queda em junho, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando pudemos notar que houve alta.

De acordo com a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a redução ocorreu pelo aumento mensal da proporção de comerciantes com estoques baixos. Isso mostra que, com a desaceleração nas vendas e a instabilidade política e econômica pela qual o país passa, empresários têm apresentado atitudes conservadoras para se adaptar aos momentos de adversidade.

Apesar do cenário, esse resultado é melhor que um que apontasse estoques altos, pois mercadorias paradas custam mais caro. Agora os empresários precisam estar atentos à logística para que não faltem produtos, o que poderia gerar perda de vendas e até mesmo de clientes.

Para a FecomercioSP, é possível que ocorra uma alta nos estoques no segundo semestre, com o início do ciclo de recuperação econômica e o aumento da taxa de confiança de consumidores e empreendedores. Entretanto, os resultados devem se concretizar apenas em 2020.

A federação mostra que entre os pequenos comerciantes o excesso de estoque é bem mais elevado que nos grandes, que por sua vez têm melhor controle sobre o custo de manutenção e acesso a processos logísticos, o que lhes permite ajustar a quantidade de mercadoria no tempo adequado e os torna mais competitivos.

Diante dessa concorrência, a entidade recomenda que pequenas e médias empresas aproveitem ao máximo a proximidade com o consumidor final para oferecer tratamento personalizado, no qual essa aproximação com o comprador é fundamental.

Atualmente, as grandes marcas aproveitam a tecnologia para captar as necessidades do cliente, mas o comércio local ainda está em vantagem por ter um contato rotineiro. Além disso, a FecomercioSP sugere fidelizar o consumidor por meio de descontos progressivos, conforme sua frequência de compras.

Nós da Supply Midia estamos comprometidos em ajudar as empresas a avaliar e superar esses desafios, apoiando-as no desenvolvimento de suas estratégias e na construção de suas operações de varejo e distribuição. Saiba mais em nosso site.

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn

Receba nossas novidades

Junte-se à nossa newsletter para se manter atualizado sobre recursos e lançamentos.

    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade e dá consentimento para receber atualizações da nossa empresa.