Sistema de gestão: o que é e porque usar no seu negócio
Sistema de gestão: o que é e porque usar no seu negócio
Sistema de gestão: o que é e porque usar no seu negócio
Gerir as finanças é uma tarefa crítica para o sucesso de qualquer empreendimento, seja ele um pequeno negócio ou uma grande corporação. Um sistema de gestão financeira assertivo desempenha um papel vital nesse processo, permitindo o controle eficaz das finanças, a tomada de decisões informadas e a manutenção da saúde financeira da empresa.
Obter um maior controle sobre o setor financeiro é um dos pilares do planejamento para a gestão da área ser bem-sucedida. Implementar um sistema aliado que consegue planejar, acompanhar, simplificar e controlar todas as movimentações das finanças é um passo que colabora com o crescimento sustentável do seu negócio.
O que é?
Fazer a gestão do setor financeiro não é nada fácil, qualquer momento de descuido pode gerar uma dor de cabeça inimaginável, até você descobrir onde o erro aconteceu pode levar muito tempo. E a solução até pode ser simples, mas o tempo que você vai levar para colocar tudo em ordem pode gerar muito estresse e frustração, logo, obter uma ferramenta que permitirá uma fácil administração eficiente de todos esses quesitos é essencial.
Um sistema de gestão financeira assertivo é uma combinação de processos, ferramentas e práticas que auxiliam na organização, acompanhamento e análise das finanças de uma empresa. Ele visa fornecer informações precisas e em tempo real sobre a situação financeira, permitindo que os gestores tomem decisões embasadas, além de padronizar operações e rotinas financeiras, desde contas a pagar e a receber até a gestão de cobrança e análise de relatórios financeiros no ambiente online.
Economia de tempo
Seguindo o princípio de Benjamin Franklin que tempo é dinheiro, quanto custa o seu? Mediante uma tecnologia bem aplicada, você pode aumentar a produtividade do financeiro na sua empresa e reduzir o tempo nos processos manuais tais como aqueles que envolvem compras, pagamentos, lucros, despesas, investimentos, financiamentos, patrimônios, dentre outros setores.
Muitas empresas ainda usam tecnologias atrasadas, como planilhas em Excel. Esse programa demanda muito tempo e acaba aumentando o risco de erros humanos que muitas vezes acontecem por causa da desatenção ou mesmo cansaço físico por conta de uma atividade repetitiva. Muito se evoluiu em todos os sentidos, embora ainda se usam alguns processos manuais realizados em algumas empresas.
É possível melhorar os processos e ter um controle financeiro mais eficiente e ágil, e ainda por cima, em tempo real. O controle financeiro é uma forma de manter organizadas as informações que permitem identificar as movimentações financeiras da empresa. Com base nesses dados, é possível adotar medidas para corrigir ou melhorar o desempenho e estimular o crescimento sustentável.
Benefícios ao implementar um sistema
-Controle Total das Finanças: Um sistema assertivo permite acompanhar todos os aspectos das finanças da empresa, desde receitas e despesas até fluxo de caixa e investimentos. Isso ajuda a identificar áreas de ineficiência e oportunidades de economia.
-Tomada de Decisões Embasadas: Com dados financeiros precisos à sua disposição, você pode tomar decisões informadas. Isso inclui a avaliação de investimentos, a expansão do negócio e a determinação de preços de produtos ou serviços.
-Agendamento de pagamentos: Outra facilidade que um sistema de gestão consegue proporcionar é o agendamento virtual de todos os seus compromissos financeiros. Sabe aquele prazo, que por algum motivo foi esquecido e agora acumularam-se juros ou multas por conta desse erro humano? Ele não deverá ser mais uma preocupação, visto que com essa automação contam com uma inteligência artificial que reduz o risco de negligência.
-Redução de Riscos: Ao identificar e corrigir problemas financeiros rapidamente, você pode reduzir os riscos de falência e insolvência. Isso ajuda a manter a estabilidade financeira a longo prazo.
-Eficiência Operacional: Automatizar processos financeiros, como a emissão de faturas e o pagamento de contas, pode economizar tempo e recursos valiosos, permitindo que sua equipe se concentre em atividades mais estratégicas.
-Cumprimento Legal: Manter registros financeiros precisos é fundamental para cumprir obrigações legais, como impostos e relatórios regulatórios.
A eficiência do setor financeiro é imprescindível para toda instituição, todos os dados e demais informações devem estar corretos para o melhor planejamento e tomada de decisões. Portanto, mesmo sendo possível fazer o controle financeiro manualmente, é muito mais prático e eficiente contar o seu auxílio.
Um sistema de gestão financeira assertivo é mais do que apenas uma ferramenta; é uma parte essencial do sucesso financeiro de qualquer empresa. Ele proporciona maior controle e clareza, para que dessa forma, você consiga manter a saúde financeira do seu negócio. Portanto, se você ainda não implementou um sistema de gestão financeira assertivo em sua empresa, é hora de considerar essa importante atualização para maximizar seu sucesso financeiro.